Cirurgias
Cirurgias Videolaparoscópicas
Desde os primeiros relatos de cirurgia urológica por via laparoscópica nos anos 90, essa via de acesso tem se tornado parte integrante da vida cirúrgica do urologista. A via laparoscópica pura, tem cada vez mais melhorado seus resultados oncológicos e funcionais, e ainda tendo estes mesmos resultados muito bem documentados na literatura médica.
Devido ao surgimento de novos equipamentos, a laparoscopia foi aplicada em praticamente todas as cirurgias urológicas. A cirurgia laparoscópica leva a melhores resultados estéticos, menor tempo de internação hospitalar, menor incidência de sequelas e complicações, com maior índice de satisfação dos pacientes.
A cirurgia laparoscópica ou vídeolaparoscópica é um procedimento minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões ou portais por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos. A visualização do interior da cavidade abdominal é feita com um instrumento fino chamado ótica. Este é conectado a um sistema de fibras ópticas e microcâmeras que permite aumentar as imagens em até 20 vezes, e as imagens captadas são projetadas em um monitor.
O grande benefício dos procedimentos laparoscópicos é proporcionar a realização de cirurgias com a mesma eficiência e segurança daquelas feitas de modo convencional (abertas), porém com menos dor e desconforto. Desta maneira, ao evitarmos as grandes incisões, os pacientes têm recuperação mais rápida, ficam menos tempo internados e retornam mais rapidamente ao trabalho e às atividades rotineiras. Além disso, existe um benefício estético, já que as pequenas incisões deixam cicatrizes menores. As aplicações da cirurgia laparoscópica em urologia são bastante amplas e variadas. As mais frequentes cirurgias realizadas são a Prostatectomia Radical Laparoscópica, Nefrectomia Laparoscópica, Pieloplastia Laparoscópica e Adrenalectomia laparoscópica.