Cirurgia Robótica - Dr. Khaled Taha

Cirurgias

Cirurgia Robótica

A mudança na tecnologia vem revolucionando a urologia, sendo carregada de novidades e maior custo, o que torna pouco acessível para muitas pessoas num cenário de um país subdesenvolvido como o nosso. Porém, devemos usar a tecnologia a nosso favor, com uma maior eficácia, esse aumento de custo pode ser relativo. A cirurgia robótica já está bem estabelecida na urologia e principalmente no tratamento de câncer de próstata, com menos sangramentos e complicações. A cirurgia robótica trouxe inúmeros benefícios ao paciente reduzindo sangramentos e transfusões e a recuperação mais precoce do paciente. Na prática clinica, também é observado uma melhora no padrão funcional da incontinência e impotência pós-operatória, apesar de diversos questionamentos. O principal fator da evolução do paciente ocorre na escolhe de um bom profissional para a realização do procedimento cirúrgico.

Imagem Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica pode ser entendida como sendo a revolução da laparoscopia, onde um cirurgião principal fica em um console, perto do paciente e controla os movimentos do robô.

A cirurgia robótica trouxe diversas vantagens como: maior ergonomia cirúrgica ao cirurgião, melhor visão operatória por se tratar de uma câmera tridimensional, que é controlada pelo próprio cirurgião, garantindo um ótimo posicionamento para que a cirurgia transcorra perfeitamente e, além disso, o robô consegue realizar movimentos semelhantes ao das mãos do cirurgião e filtra os tremores, não transmitindo ao robô, garantindo ampla liberdade e maior precisão nos movimentos.

Podemos concluir que a cirurgia robótica tem todas as vantagens dos procedimentos minimamente invasivos, com ganhos adicionais em termo de especificidade nos movimentos e melhor qualidade de visão, garantindo uma cirurgia muito mais precisa para o tratamento dos tumores urológicos, principalmente no caso dos tumores de próstata.